Mais que gerir pessoas e processos, o RH tem um papel estratégico para o sucesso da empresa
Partindo do pressuposto de que o talento humano é o maior patrimônio e o diferencial competitivo das empresas, estas buscam, nas pessoas, as competências necessárias para se manter no mercado.
Num mundo cada vez mais competitivo e globalizado, Pequenas e Médias Empresas (PME) têm buscado o fortalecimento de suas estratégias internas, como a otimização dos recursos humanos, a fim de maximizarem seus resultados, atrair e reter talentos.
Nesse contexto, a área de Recursos Humanos (RH) passa a ter um papel que vai além das questões burocráticas, o RH assume um papel estratégico, transformador e formador de líderes que vão garantir as melhores práticas em gestão de pessoas e, consequentemente, contribuir para o sucesso da empresa.
As empresas que enxergam o RH como estratégia obtêm inúmeros benefícios, entre eles:
- promoção de um melhor clima organizacional;
- diminuição dos índices de turnover;
- funcionários mais bem preparados;
- aumento da produtividade;
- desenvolvimento de um plano de sucessão para a liderança;
- atração e retenção dos melhores talentos do mercado;
- desenvolvimento de uma marca empregadora forte, que destaque a organização diante da concorrência;
- aumento da motivação e do engajamento das pessoas no trabalho.
Deste modo, ao conhecer os processos da empresa, o mercado e o negócio em si, através de um RH estratégico, é possível fazer uma boa gestão e colaborar efetivamente para o crescimento da organização.
É importante ressaltar que existem ainda muitas barreiras e resistência por parte de alguns gestores que acreditam que, cumprir a legislação, promover o desenvolvimento organizacional, adotar pacotes de benefícios, plano de remuneração, monitorar o clima organizacional e outras questões, não seja importante.
Entretanto, se faz urgente e necessário manter uma comunicação aberta entre os setores, gestores e colaboradores, a fim de expor as reais intenções e necessidades de atuação do RH.
Empresas com a comunicação deficiente, estão mais propensas a criar um ambiente desmotivado, sem foco para resultados e sem engajamento dos funcionários.
Por isso, o RH deve atuar como um agente de mudanças. Sua razão de existir deve estar pautada como um influenciador direto no futuro da organização.
Neste sentido, surge a pergunta: Como tornar o RH da empresa mais estratégico?
Definir os objetivos da empresa
O primeiro passo para que a atuação do RH seja mais eficaz é definir os objetivos corporativos. Com as informações em mãos, é possível traçar um planejamento para nortear os trabalhos.
Comunicar a cultura organizacional
É preciso comunicar aos colaboradores quais são os valores e a identidade cultural da empresa a fim de conduzir os trabalhos de acordo com a expectativa esperada pela organização.
Investir no setor de Recursos Humanos
Realizar avaliações de desempenho, monitoramento de clima organizacional, entre outras ações, são investimentos importantes para a promoção de um RH mais estratégico e com geração de resultados.
Como você pode observar, gerir pessoas é também contribuir para o crescimento e solidez da empresa.
Precisa de mais informações? A Building Profits Recursos Humanos está à sua disposição: comercial@buildingprofits.com.br | (41) 3028-8000.