Maternidade e carreira: como as empresas podem contribuir para esse desafio?

Saiba porque líderes e a gestão de pessoas têm um papel fundamental nesse momento

Conforme as mulheres entraram e se consolidaram no mercado de trabalho, a maternidade passou a ganhar um novo significado e novos desafios, em especial na conciliação entre a maternidade e o emprego. Compreenda neste artigo como o setor de Recursos Humanos pode ser um aliado na conexão entre maternidade e carreira.

Quando o ambiente de trabalho é propício às novas necessidades e a empresa dá suporte nesta fase tão importante, as chances de retorno das trabalhadoras às atividades são maiores.

É o que apontou um relatório da Gallup em 2019. De acordo com a pesquisa, 54% das mães questionadas optaram por permanecer em casa. No entanto, elas afirmaram que poderiam retornar ao trabalho caso o ambiente se mostrasse favorável às suas novas necessidades.

Neste sentido, é fundamental se questionar: a sua companhia tem dado a devida atenção aos desafios trazidos pela maternidade?

Para orientar os líderes e a área de gestão de pessoas nesse processo, compartilhamos alguns pontos que devem ser considerados para que a atuação das empresas esteja preparada para desenvolver esse ambiente favorável às colaboradoras mães.

Cultura inclusiva

Além do senso de pertencimento e engajamento resultantes de uma cultura inclusiva, podemos citar a alta performance e os resultados positivos que são gerados quando se tem um clima organizacional saudável.

Outro aspecto das políticas e práticas inclusivas é que essas atitudes levam as empresas a um patamar de atração e retenção de talentos, fazendo com que sempre sejam pensadas novas políticas e práticas focadas nos funcionários e no equilíbrio, mesmo quando os salários não conseguem ser os mais elevados do mercado.

Papel da liderança

De acordo ainda com o estudo da Gallup, a questão da liderança na superação dos desafios na maternidade é essencial. Os líderes devem ser atores neste processo através do incentivo desta cultura inclusiva, buscando a promoção da reintegração das mães às suas atividades, a reivindicar sua identidade como profissionais e conquistar novas perspectivas em suas carreiras.

Neste sentido, é de suma importância que as empresas, em especial os líderes e toda a equipe, deem o amparo e suporte neste momento de profundas transformações na vida da mulher.

Tripla jornada

Se antes de se tornarem mães as mulheres já tinham que lidar com a dupla jornada entre os afazeres domésticos e a carreira, com a chegada da maternidade o desafio é ainda maior. No entanto, o que muitas empresas não sabem é que depois de ser mãe, as mulheres se tornam funcionárias ainda melhores, mais responsáveis e as que mais têm inteligência emocional para lidar com a equipe.

Trabalhar com metas ao invés de exigir o cumprimento de uma carga horária, por exemplo, é uma ótima opção tanto para a colaboradora quanto para a empresa.

Dentro desse contexto, possibilidades de trabalho remoto em alguns dias da semana podem contribuir de maneira significativa para as mães, especialmente no retorno após a licença-maternidade.

 Home office

Ainda sobre as flexibilidades de trabalho, não poderíamos deixar de falar sobre a pandemia, que tem trazido uma nova concepção no regime de trabalho: o home office.

Neste momento, uma boa gestão de pessoas é fundamental para que seja possível fazer essas negociações e garantir à colaboradora as ferramentas e o suporte necessários para essa conciliação. Trabalhar em casa não deve ser confundido como má qualidade nas entregas ou atrasos.

Por isso, a empresa precisa assumir seu papel nesse processo e garantir igualdade, segurança e suporte, afinal, a mulher está lidando com dois aspectos importantes da sua vida: maternidade e carreira.

Além de fazer valer o que consta nas leis trabalhistas, promover mudanças na cultura organizacional é fundamental para auxiliar as mulheres na hora de conciliar maternidade e carreira. Deste modo, sua empresa também pode ser um agente de mudança.

A Building Profits Recursos Humanos está à sua disposição: comercial@buildingprofits.com.br | (41) 3028-8000.

Compartilhe:

Contato:

Últimos Posts

ADIADO O FIM DA DIRF PARA 2025

Com a Instrução Normativa (IN) 2.181/2024 publicada pela Receita Federal no último dia 15/03/24,  a entrega da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na