O acúmulo de funções é o que acontece quando um funcionário soma mais atividades e responsabilidades do que aquelas que competem ao seu cargo.
Contudo, não existe nenhuma restrição legal que impeça o exercício de mais de uma função no mesmo estabelecimento. Inclusive, o trabalhador pode ser contratado para exercer duas ou mais atividades, estando submetido a um só contrato de trabalho.
No entanto, é importante ressaltar que o acúmulo de funções deve ser documentado na Carteira de Trabalho e Previdência Social/Carteira de Trabalho Digital (CTPS) e, também, no registro do empregado.
Acúmulo de funções
O acúmulo de funções é permitido antes e após a contratação. Porém, o trabalhador precisa aceitar esta condição.
Ou seja, o que é proibido é a empresa impor o acúmulo de funções por decisão unilateral, sem consultar o empregado e sem fazer qualquer registro do fato.
Dito isso, vale lembrar que o acúmulo de funções só é permitido se não for causar nenhum prejuízo para o empregado.
Jornada de trabalho
Nos casos de acúmulo de funções, é necessário definir quantas horas serão cumpridas em cada função, sempre respeitando, no somatório, o limite máximo de até 8 horas diárias e 44 horas semanais.
Contudo, há exceção para funções que tenham um limite inferior previsto em lei ou estipulado em documento coletivo.
Remuneração
A remuneração de cada função deve ser fixada proporcionalmente à carga horária de cada uma delas.
Por exemplo, um empregado, sujeito à jornada mensal de 220 horas, que exerça 60 horas mensais como auxiliar administrativo e 160 horas como motorista vai receber:
· 160 horas calculadas com base no salário de motorista;
· e 60 horas com base no salário de auxiliar administrativo.
No caso de alteração contratual, vale lembrar que a soma dos salários recebidos nas duas funções não poderá ser inferior ao valor recebido antes da alteração.
Além disso, se a nova função for hierarquicamente superior à inicial, ou demande uma maior carga de trabalho ou responsabilidade, a remuneração total deverá ser maior do que a anterior.
Por fim, é importante saber que alguns sindicatos representativos de categorias profissionais estabelecem, por meio de documento coletivo de trabalho, um percentual que deve ser acrescido à remuneração do trabalhador quando há acúmulo de funções.
Se você está em dúvidas quanto ao regramento legal sobre o acúmulo de funções, conte com o time de consultores da Building Profits Recursos Humanos.
Tenha toda a rotina trabalhista e administrativa em processos ágeis e inteligentes:
· Visualização simplificada de holerites e demais recibos de pagamento (férias, informe de rendimento e outros);
· Solicitação de férias via workflow em 3 níveis de aprovação;
· Disponibilização de informações cadastrais e geração de relatórios;
· Visualização de histórico de cargos e salários;
· Visualização de espelho de ponto;
· Tratamento de ocorrências de ponto eletrônico.
Quer saber mais sobre nossas soluções? Fale com nossos especialistas: comercial@buildingprofits.com.br | (41) 3028-8000.