O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) tem sido uma das instituições responsáveis por alguns métodos eficazes de ajuda ao pequeno empreendedor. Neste artigo, a Building Profits apresenta como o cartão do BNDES pode ser uma alternativa de crédito para microempreendedores individuais (MEIs) e mostra o passo a passo da solicitação do seu.
BNDES para MEI
O cartão de crédito do BNDES pode ser uma opção de crédito para quem está com dificuldades nesse momento. As taxas de juros chegam a 1,17% a.m., mas são variáveis e a fatura pode ser parcelada em até 48 vezes.
Logicamente, como todo crédito, o empreendedor deve utilizar a ferramenta com sabedoria, visando não contrair dívidas maiores do que conseguirá pagar.
Como solicitar
O cartão de crédito BNDES para empreendedores deve ser utilizado para despesas do negócio e não para gastos pessoais.
O cartão possui data de vencimento no dia 15 de cada mês. O pagamento pode ser feito por débito automático da conta cadastrada no processo de solicitação do cartão.
Para fazer a solicitação do cartão, o empreendedor deve possuir conta corrente em algum dos bancos credenciados pelo BNDS no Brasil. Confira a lista:
- Banco do Brasil
- Banrisul
- Banestes
- Bradesco
- BRDE
- Caixa Econômica Federal
- Itaú
- Sicoob
- Sicredi
- Santander
Documentos e Passo a Passo
A abertura do procedimento pode ser feita online. Para isso, acesse o portal do BNDES e clique em “Solicite seu Cartão BNDES”.
Será aberto um formulário solicitando informações do empreendedor, como:
- CNPJ
- Tipo de controle, que pode ser nacional, nacional com participação estrangeira ou nacional com controle estrangeiro
- Número do CNAE fiscal, para identificar o tipo de atividade econômica realizada
- Setor
- Ramo de atividade
- CNAE fiscal, para identificar o tipo de atividade econômica realizada
Depois, escolha o banco emissor, clique em avançar e coloque seus dados pessoais. Confira se está tudo correto e envie a proposta.
Os bancos podem solicitar os seguintes documentos:
- Certidão Conjunta de Débitos Relativos a Tributos Federais
- Certidão de Dívida Ativa da União ou Certidão Conjunta Positiva, com Efeitos de Negativa de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União
- Certidão Negativa de Débito (Previdência Social), emitida pela Secretaria da Receita Federal
- Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
- Declaração de comprovação de regularidade do negócio com os órgãos públicos e a legislação.
Dica extra:
Caso a proposta seja aprovada, o cartão será enviado para o empreendedor. Caso não seja aprovada inicialmente, o empreendedor poderá realizar o processo utilizando outro banco no qual possua conta corrente, pois diferentes bancos possuem diferentes exigências para aprovação.
Esteja sempre bem-informado(a) e atento às melhores formas de evoluir o seu negócio com a Building Profits.
Para garantir sempre o melhor da inteligência contábil, fale conosco: (41) 3028-8000 | alessandro@buildingprofits.com.br