Estratégia e Planejamento, a União Faz a Força
O Planejamento Estratégico ou Plano de Negócios é essencial para qualquer empresa. Tudo consiste em um processo gerencial de análise da organização sob diversos ângulos, por meio da análise SWOT. Por meio dele, é definida a missão da empresa, a visão, seus valores e seus objetivos estratégicos. É o momento da formulação da estratégia para o período pré-determinado. O grande benefício é a tendência da redução dos efeitos de uma série de incertezas do processo. Estratégia e Planejamento, a União Faz a Força.
Muitos pequenos e micro empresários não dão o devido valor ao planejamento estratégico, cometendo um grande erro. Por se tratar de uma análise e de um planejamento profundo da organização, o plano estratégico não deve ser evitado, visto que norteia e promove a busca pelas metas que foram estabelecidas, resultando até mesmo na motivação da equipe (ponto positivo para a boa produção). De acordo com um levantamento realizado pelo Sebrae, 60% das organizações fecham até o 2º ano de funcionamento e uma das principais razões desse acontecimento é a falta de planejamento estratégico – que tem sido indicado como o principal caminho para que as empresas não se tornem reféns do mercado.
Sabemos que, sem planejamento, não conseguimos obter metas. Sem elas, não há razão para a existência de uma organização. Dessa maneira, muitos empreendedores precisam encerrar as atividades da empresa por não saberem, ao certo, seus objetivos norteantes e por adotarem e apostarem na política do “deixa a vida me levar”, ficando exposta ao fator sorte.
Não possuir um plano de negócios que oriente os rumos da empresa é extremamente prejudicial. Antes de realizar qualquer ação (seja tempo ou dinheiro), é necessário conhecer as consequências (sejam positivas ou negativas). Tal implementação, com uma descrição clara, objetiva e detalhada de tudo aquilo que possa estar envolvido. Por esse motivo, o planejamento estratégico deve ser visto como um investimento a longo prazo. Não apenas como uma ferramenta gerencial.
Fonte: Administradores.com